A graça do princípio nos 150 anos de história
1856 - 2006
1856
Pe. Zefirino Agostini, desejoso do bem, atento às necessidades da sua gente, capaz de colocar-se em sintonia com o coração de Deus, ele sabe perceber, mesmo com mil incertezas que podem sempre acompanhar as decisões humanas, o “Fio da Providência Divina”. Assim no dia 1º de novembro de 1856 nasce a “Pia União das Irmãs devotas de Santa Ângela Merici”, o primeiro núcleo de consagradas Ursulinas, em VERONA-ITALIA.
As três primeiras Irmãs Fiorenza Quaranta, Maria Bolezzoli e Anna Rubinelli, mais tarde se unem outras nove jovens e juntas se dedicam ao ensino e a educação humana e cristã das meninas e jovens mais pobres e abandonadas; dedicam-se também ao recreativo festivo, à catequese e à assistência das enfermas da paróquia.
1860
Algumas Irmãs escolhem de fazer vida comunitária, na Via Muro Padri em Verona-Itália; é a experiência da caridade vivida em comunidade, que se traduz no zelo para a salvação das pessoas. Para estas irmãs, o Fundador predispõe algumas ‘Regras de Disciplina”. A vida desta primeira comunidade se caracterizava pela “dulcíssima, admirável harmonia que favorece a unanimidade de espírito, pela mútua caridade”.
1869
Assim escreve Pe. Agostini: “convinha que o piedoso Instituto fosse canonicamente erigido. E o foi com o Decreto de 21 de junho de 1869 pelo Bispo, D. Luis de Canossa”. Foi constituída a Congregação das Ursulinas Filhas de Maria Imaculada e o Fundador confia a Maria estas primeiras Irmãs, repetindo com insistência, a incumbência de serem ardentes apóstolas, com a específica missão de “fazer todo o bem possível” ao próximo e particularmente às jovens.
1960
Abertura ‘ad gentes’... Celebrando o Centenário da Fundação do Instituto, em ação de graças a Deus, abriu-se a missão no MADAGASCAR. Era um sonho que muitas Ursulinas já carregavam no coração há muitos anos. “É o Madagascar ... a nossa estrela ... a nossa estrada! Vamos segui-la!”
Hoje a Região – ROM é constituída por 17 comunidades, 124 Irmãs que atuam na Região e diversas Irmãs estão em missão em outras Regiões da Congregação.
1964
Entre os imigrantes na SUÍÇA. O fenômeno migratório é uma constante na história e no desenvolvimento da humanidade. A voz influente deste fenômeno interpelou as Ursulinas dos anos sessenta, onde numerosos italianos saiam da pátria na procura de trabalho nos países mais avançados, e a Suíça era uma das mais freqüentes metas de tal fluxo migratório. A Congregação abriu uma casa em Birsfelden, na periferia de Basiléia. E mais tarde em Genebra, e hoje existem 02 comunidades e 07 Irmãs.
1965
Na Igreja e para a Igreja, a missão no URUGUAI.
As palavras de Paulo VI – “ Vocês religiosas são a força da Igreja”- foi o convite para renovar a consciência da dimensão eclesial da Vida Religiosa e a sentir com próprios os horizontes universais da Igreja. Também as Ursulinas, com seu ‘sensus ecclesiae’ participam deste abrir-se em direção a novos horizontes, e assim chegam ao Uruguai. Hoje a Região Maria de Guadalupe é constituída por 4 comunidades e 12 Irmãs.
1979
“Será este o fio da Providência?” - Abertura no BRASIL.
A voz do Mestre – “Avancem para águas mais profundas!”, ressoa no coração das Ursulinas e as enche de entusiasmo e ardor apostólico. A abertura no Brasil foi acolhida com entusiasmo pelas irmãs missionárias do Uruguai, que a viam como um crescimento e um fortalecimento da presença ursulina na América Latina. No dia 12 de junho de 1979 partem da Itália as três primeiras: Ir. Assuntina Mastrovincenzo, Ir. Teresa Bertoli e Ir. Luisa Codegoni e mais tarde se uniu a elas a Ir. Rosaria Vinco.
Hoje a RICAB – Região Imaculada Conceição Aparecida – é constituída por 7 comunidades, 39 Irmãs.
1992
Surge a pequena e humilde missão no PARAGUAI. Desta missão logo floresceram os primeiros brotos: duas jovens acolheram o convite do Senhor e tornaram-se as primeiras ursulinas paraguaias. As 02 comunidades e as 05 irmãs fazem parte da Região Maria de Guadalupe do Uruguai.
1992
“Não sabeis que da bondade da mulher depende a bondade da família?” Assim surge a nova missão em BURKINA FASO – África.A possibilidade de abrir-se, com coragem, aos países mais pobres e necessitados era sentida como o sinal mais profético do redimensionamento para viver o carisma, com novas modalidades. Hoje a Delegação é composta por 03 comunidades e 14 Irmãs.
2001
Um sonho missionário em LIMA-Peru, uma santidade contagiosa!
O Fundador diz: “A Ursulina deve ser santa em meio ao mundo para santificar outros!” Com esse espírito foi aberta a nova missão na periferia de Lima-Peru. Hoje existem 02 comunidades e 05 Irmãs.
2002
A Educação, primeira estrada da promoção de um povo – Missão Educativa no BENIN – África, onde o analfabetismo, sobretudo da mulher, é muito acentuado. As três primeiras Irmãs realizam a missão educativa que lhes foi confiada e se doam com generosa disponibilidade ao ensino na escola, na formação das famílias, na pastoral da paróquia. Hoje a em Benin temos 01 comunidade com 04 Irmãs, e faz parte da Delegação de Burkina Faso.
2006
Novas aberturas missionária decorrentes da Celebração dos 150 anos!
CHILE – “Milagre do amor de Deus! Como agradecê-Lo? Doando-nos mais!” O zelo apostólico está tomando fisionomias culturais novas, dizia Me. Pierina Scarmignan, e com esse espírito a Congregação empenhou-se em fazer crescer o desejo de partilha do carisma com novas Igrejas. A missão escolhida foi na cidade de Copiapo-Chile. Onde hoje existe 01 comunidade com 04 Irmas.
TOGO – Outra missão escolhida foi Togo-África, onde as Irmãs se colocaram à serviço, procurando fazer todo bem possível, especialmente a juventude mais pobre e abandonada. Hoje existe 01 comunidade e 04 Irmãs.