A Esperança de um novo recomeço em Pontal do Araguaia

“Cristo Vive: é Ele a nossa esperança... Tudo o que Ele toca se torna jovem, se torna novo, se enche de vida.” (Papa Francisco)

No dia 7 de fevereiro de 2021 tivemos a graça de retornarmos com a presença de uma comunidade Ursulina em Pontal do Araguaia- MT. Por cinco anos foi possível continuar atendendo esta realidade de forma esporádica, por meio das irmãs que moram na Vila Maria, Barra do Garças, as quais com dedicação cuidaram dos ambientes e organizar atividades de encontros formativos, dando vida aquela bonita casa. Mas percebendo a necessidade de retornar permanentemente a esta realidade, sentiu-se a necessidade, após um período de discernimento da reabertura da comunidade.

As Irmãs Ursulinas que compõem a nova comunidade são: Ir.M. Venilza Neckel, responsável; Ir. M. Úrsula Schulz e Ir. M. Sônia de Oliveira. As quais foram acolhidas na celebração da Missa Dominical pelo Pároco padre Cleber Morato e a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Pontal do Araguaia.  

Ir M. Silvania Fátima Golfetto, Superiora Regional, das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada no Brasil, impossibilitada de se fazer presente de maneira presencial, enviou carta que foi lida na conclusão da Celebração Eucarística, na qual exortava a importância da comunhão e da missão em conjunta que as irmãs desejam realizar com o pároco e toda a comunidade. “A Irmã Ursulina é chamada a ser mãe espiritual e a testemunhar na simplicidade, humildade e alegria, Cristo, as pessoas que ela encontrar”. Esse é de fato o grande desejo, que este novo recomeço traz, seja semente de esperança para aquela realidade.

Em tempos de pandemia, a coragem de recomeçar faz olhar além e não parar nos desafios. A luz do Espírito Santo é a grande guia, e que impulsionará as nossas irmãs a reencontrarem os jovens naquela casa, lugar que eles tanto amam. Que eles possam reencontrar ali, luz e sentido para as tantas noites da vida, em que é difícil ver a luz no fim do túnel. As irmãs são chamadas a indicar essa luz. Rezemos suplicando ao Senhor que mais jovens desejem segui-lo no caminho da Vida Consagrada Ursulina para que a missão possa continuar com muito amor e esperança.

Pensamento do dia:

A nossa vida é como uma flor que dura um dia, mas quando colocada sob a ação do Espírito se torna Eterna.

(Bv. Pe. Zefirino Agostini)