Breve histórico do Cejupa

A Congregação das Irmãs Ursulinas, Filhas de Maria Imaculada chegaram em Alto Garças, Mato Grosso, no dia 16 de janeiro de 1994, convidadas pelo Bispo de Guiratinga, Dom José Foraloso, e foram residir no ex. seminário. Neste mesmo ano, a pedido do Bispo as irmãs iniciaram um intenso trabalho Pastoral, na Diocese, Paroquia São Sebastião, e na obra de caridade com as crianças, adolescentes e jovens do local, colocando o nome desta obra sobre a proteção do Pe. Zefirino Agostini, fundador da nossa Congregação chamando a de: Centro Juvenil Padre Agostini, mais conhecida por: CEJUPA.

O CEJUPA - CENTRO JUVENIL PADRE AGOSTINI, atualmente acolhe 120 crianças acima de 06 anos, adolescentes e suas famílias, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nesta instituição. As pessoas caracterizam-se na sua grande maioria pela vivência de situação de vulnerabilidade e risco social, moradores do município de Alto Garças MT, muitos vem de outros estados abitar nessa região.

O CEJUPA sendo uma Associação reconhecida, oferece possibilidades de uma formação humana e cristã buscando desenvolver o ser humano como um todo, através das atividades e oficinas criativas de artes e pinturas, confecção de artesanatos, costura, bordado, dança, esporte, aulas de violão, ju-jutsu e reforço escolar. Além disso é oferecido três refeições diárias aos participantes.

O CEJUPA está sempre buscando parcerias para melhor atender a comunidade, dentre elas o mais recente projeto aprovado pela CNBB da Campanha da Fraternidade de 2023, que tinha como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vos mesmos de comer”. Esta será para o custeio dos materiais para os cursos de pintura, manicure e pedicure, oportunizando às mães das crianças e adolescentes matriculados, bem como as mães da pastoral social, dando oportunidade de exercerem uma profissão para ter uma renda extra nas famílias.

O serviço ofertado é gratuito aos usuários como um serviço social e obra de caridade, de forma planejada, diária e sistemática, sem qualquer discriminação de clientela.  As oficinas oferecidas no CEJUPA, são realizadas no período matutino e vespertino. Como irmãs Ursulinas, além do trabalho nesta obra de caridade, também nos dedicamos na animação e formação nas várias pastorais e movimentos da Paroquia São Sebastião e comunidades de Alto Garças MT. Uma das pastorais que acompanhamos e complementa nosso trabalho no CEJUPA, é a pastoral social, onde são atendidas cinquenta famílias com visitas em loco, formação religiosa, humana, familiar, doação de roupas e cestas básicas mensais etc.

Ir. Rosani Andrea Weber
Coordenadora do Centro Juvenil Padre Agostini

Pensamento do dia:

Todo Dom do céu passa pelas mãos de Maria.

(Bv. Pe. Zefirino Agostini)