UPF realiza oficina sobre uso racional e destinação de medicamentos com crianças e adolescentes

Por meio de brincadeira, crianças e adolescentes aprenderam cuidados que devem ter com medicamentos

Crianças e adolescentes com idades entre 7 e 13 anos que frequentam o Centro Juvenil Mericiano do Bairro São José (Cejume) participaram de oficina sobre o uso racional e destinação correta de medicamentos. A atividade ocorreu no dia 22 de maio e integra as ações do projeto de extensão Boas Práticas, Educação e Meio Ambiente Sadio, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM/UPF) e em parceria com as instituições Cáritas e Cetap. O Cejume possui convênio com o Programa de apoio institucional a discentes de extensão e de assuntos comunitários (Paidex) da UPF.

Por meio de jogos educativos, confeccionados por alunos do Colégio Gabriel Taborin, de Marau, em edições anteriores do projeto, as crianças e adolescentes do Cejume aprenderam cuidados que devem ter com relação a medicamentos e como descartá-los, bem como o uso de plantas medicinais. As atividades foram orientadas pela professora do curso de Farmácia Mariza Cervi, com apoio de acadêmicos do mesmo curso, que também esclareceram dúvidas. Ao final da oficina, os participantes demostraram ter assimilado os conteúdos, que os transmitirão aos familiares.

A próxima atividade no Cejume está prevista para 05 de junho, integrando as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Os participantes da próxima oficina trarão uma muda da planta medicinal, com as indicações do uso realizado pelos familiares. Essa atividade possibilitará que os bolsistas do curso de Farmácia orientem acerca da preparação e uso correto dos chás fundamentados em estudos científicos. Na sequência, será realizado o plantio dessas plantas medicinais, orientado pelos alunos do curso de Biologia, revitalizando o horto existente na escola. Essas oficinas são orientadas pela professora Mariza Cervi.

Foto: Divulgação UPF

Pensamento do dia:

Não é suficiente acreditar em Jesus Cristo, devemos amá-Lo e provar o nosso amor cumprindo s sua vontade.

(Bv. Pe. Zefirino Agostini)